Como garantir a performance do seu site e qualidade se não verificar se ele está rodando corretamente? Para ajudar nessas verificações, existem várias ferramentas gratuitas e pagas na internet e mesmo desktop para ajudar nesse processo.

Na lista abaixo, estão algumas ferramentas para testar um site. Algumas delas sugerem como corrigir os problemas encontrados e como deixar a página melhor.

SEO

Teste de dados estruturados

1. Structured Data Testing Tool. Valida os dados estruturados de uma página e sugere como podem ser corrigidos os possíveis erros.

2. Meta Tag Analyser. Verifica as meta tags do site e faz recomendações de como deixa-las otimizadas para motores de busca.

3. Copyscape. É uma ferramenta que verifica se o conteúdo daquela página foi plagiado ou copiado em algum outro site.

4. W3C Link Checker. Ferramenta da W3C para checar links quebrados, ancoras e arquivos referenciados na página como CSS, JS etc.

5. Dr. Watson. É um serviço gratuito que analisa links, tempo de download, compatibilidade com sites de busca e linkbuilding.

6. Xenu’s Link SleuthVerifica links quebrados da página desde links de texto até frames, plugins, backgrounds, imagens, estilos, scripts e aplicativos Java.

7. Ahrefs. É uma ferramenta paga mas possui uma versão gratuita que verifica a quantidade de links que apontam para a página testada, quantidade de domínios e os tipos de links como .org, .com, .br etc. Verifica os locais de onde veem esses links, os termos mais usados como âncoras, etc.

UX

Teste de mobile-friendly

8. Mobile-Friendly Tester Tool. Essa ferramenta verifica se a página é compatível com dispositivos móveis e sugere modificações para melhorar sua usabilidade para esses dispositivos.

9. W3C mobileOK Checker. Checa se a página testada é mobile friendly de acordo com os testes definidos como básicos nas especificações em mobileOK Basic Tests 1.0.

10. Browsera. Testa e reporta as diferenças de layout e erros de script cross-browser da página. Erros de JS de cada navegador é coletado e reportado depois de o teste estar completo. Esse serviço é pago mas possui um plano gratuito para testar até 25 páginas por usuário.

11. Browser Shots. É ma ferramenta gratuita e open-source que testa a compatibilidade de navegadores da página apresentando screenshots da página testada para cada navegador.

12. AccessColor. Testa o contraste e brilho entre as cores de foreground e background de todos os elementos no DOM para certificar que o contraste é alto o suficiente para pessoas com restrições visuais. Dessa forma a ferramenta encontra uma combinação relevante entre o HTML e o CSS da página.

13. Concept Feedback. É um site para que uma página seja testada por pessoas que fornecem feedback. É um serviço premium mas tem a versão gratuita se o teste for feito pela comunidade do forum da ferramenta. Basta fazer feedback para ganhar testes grátis.

14. ClickHeat. É um heatmap de cliques no HTML da página que mostra os locais de mais e menos cliques.

HTML / XML / Feed

Teste de Feed

15. W3C Markup Validation. Ferramenta para validar a marcação de documentos HTML,XHTML, SMIL, MathML, etc do site de acordo com as diretrizes da W3C, responsável pelos padrões da web.

16. W3C Feed Validation Service. Essa ferramenta da W3C valida o feed do site e verifica sua sintaxe.

17. Web Developer (Firefox). É uma extensão de navegador (disponível para Firefox e Chrome), que possui uma série de ferramentas para inspecionar os elementos da página e ainda ajuda a fazer um track da página para verificar possíveis bugs de scripts.

18. HERA. Checa a acessibilidade das páginas de acordo com as especificações da W3C.

19. XML Sitemap Inspector. Verifica se os links do arquivo sitemap.xml do site estão funcionando corretamente.

Performance

Teste de performance

20. YSlow. Analisa a página de acordo com as regras de performance definidas pelo Yahoo. Então é apresentado quais componentes da página deve ser otimizado oferecendo sugestões de correções para melhorar a performance da página testada.

21. Google Page Speed. Verifica o desempenho da página em desktops e dispositivos móveis e tempo de carregamento da mesma. Ainda faz recomendações e sugere correções.

22. Pingdom Website Speed Test. É uma ferramenta que analisa o tempo de download da página testada e mostra como pode fazer com que fique mais rápida. Verifica o tamanho dos arquivos, tempo de carregamento e outros detalhes para cada elemento da página para identificar gargalos de performance.

23. Web Page Analyzer. Outra ferramenta para testar a velocidade do site para melhorar sua performance. Ela apresenta o tamanho da página testada, composição e tempo de download. Além disso recomenda melhores práticas e apresenta guidelines de otimização de site.

SSL

Teste de SSL

24. SSL Server Test. É um serviço que verifica e analisa com profundidade as configurações SSL de qualquer web server publico. Ele identifica possíveis falhas de segurança e também compatibilidade com vários clients.